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domingo, 5 de maio de 2019

As Encantarias: Segredos, Magias, Ciência

As Encantarias: Segredos, Magia e Ciência. Minha gente venha ver, festa de Encantaria Minha gente venha ver, festa de Encantaria Venha ver o meu Mestre Rei dos Mestres venha ver a Estrela que nos guia Venha ver o meu Mestre Rei dos Mestres venha ver a Estrela que nos guia O meu Mestre Rei dos Mestres chegou, o meu Mestre Rei dos Mestres chegou E nesse salão entrou Vem curando vem salvar os pecador Vem curando vem salvar os pecador O meu Mestre Rei dos Mestres já raiou O meu Mestre Rei dos Mestres já raiou! Dentro das Encantarias existe uma variedade de Ritos, alguns destes são: Jurema Sagrada, Jurema Branca, Jurema Preta, Catimbó, Toré, Babassuê, dentre outros... As Encantarias, assim como a Umbanda são religiões anímicas... No Toré dos Atikum da Serra de Umã, um dos motivos para a convocação de um trabalho oculto, deve-se à necessidade de consulta aos encantos de luz acerca de pessoas doentes, em dúvida com relação ao futuro etc. Mas este não é o principal motivo para a realização de um trabalho; a razão primordial está na comensalidade, na comunhão coletiva com o divino através do consumo da Jurema. Nota-se que, antes do advento do Caboclo das 7 Encruzilhadas marco oficial da Umbanda, já existia as Encantarias, praticada por nossos Pajés. Convocado um trabalho oculto, o primeiro passo é a preparação para a cerimônia e, para isso, o participante deve estar regimado. Conforme o caso e a posição do participante, isso envolve banhos prévios de aroeira, alfavaca, alecrim, etc., usadas só ou misturadas. O angico também é constantemente utilizado na parte da cura. Abstinência sexual de três dias antes e três depois do ritual é recomendada aos participantes e obrigatória para aqueles que conduzirão a cerimônia (Mestre, Contramestre e pessoa que dá a festa) assim como para as pessoas que vão se consultar e para os que entram em contato com os invisíveis (os médiuns). Há também a utilização do maracujá silvestre, com o qual se faz um poncho com o acréscimo de água e açúcar (este faz parte também da cura e bem-estar coletivos daqueles que participam, ativa ou passivamente, dos rituais). Outro elemento essencial é o mel da ciência: este deve ser extraído de troncos de certos arbustos bem rente ao solo (não serve mel de abelhas que possuam ferrão; são as abelhas mosquito, canudo brabo, maduri, manda-saia, abelha-branca, cupira etc., que fornecem o mel utilizados ritualmente). Mas o elemento central é mesmo a Jurema. O segredo maior está no preparo da Jurema. Para o uso ritual utiliza-se a casca tanto da raiz (principalmente), quanto do tronco da árvore. Para extrair a casca, deve-se seguir alguns preceitos: levar o cachimbo, pedir licença ao Rei Juremá, rezar e fazer pedido - tudo isso sem cruzar, em momento algum, as cascas extraídas, que devem depois ser pisadas (geralmente colocadas sob uma pedra, são maceradas com outra pedra) e espremidas. Por fim, deve-se fazer um despacho. A preparação dos elementos citados são acrescidos de rezas e mistura de ervas que são preparadas na cuia de chão, que serve para purificar o solo e chamar os Mamaés, os Espíritos Guardiões da Natureza, antes do ritual. Tem muita gente que diz que faz jurema, mas dizer não é fazer. Essas são práticas rituais preliminares e preparatórias secretas, de conhecimento dos Pajés e Mestres, pois trata-se da ciência do índio. Utiliza-se, então a bebida Jurema no uso Ritual como um dos veículos que possibilitam o contato espiritual com os espíritos dos Encantados. Nas Encantarias, como forma de respeito todos são chamados de Mestres e Mestras, grandes rezadores e curadores, detentores do conhecimento da ciência e magia das plantas. Utilizando este conhecimento em banhos, bebidas e misturas para cachimbo. Na fumaça do cachimbo dos Velhos Pajés têm Mirongas, têm Segredos, têm Magias. Salve as Encantarias, Saravá a Jurema! Salve todos os Encantados que cantam e encantam Brasil à fora! Itaçuí e Araman. PROIBIDO COPIAR COLAR ACRESCENTAR. APENAS COMPARTILHAR COM O REGISTRO DA AUTORIA ( CÓDIGO PENAL ART 184).

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